Sherlock Holmes está morto! E com o maior detetive de Londres fora do caminho, aqueles com mentes vilãs decidem espalhar o máximo de terror possível na população — e você é um desses covardes e vilões!
Enquanto a Europa fica desprotegida em Victorian Masterminds , você e outros jogadores enviam seus capangas para diferentes cidades para usar suas habilidades variadas, coletar material para suas engenhocas inspiradas no steampunk, destruir prédios e completar missões. Ao mesmo tempo, o Serviço Secreto segue seu caminho de destruição. Cada engenhoca é única e permite que você tome ações diferentes, levando a uma jogabilidade altamente estratégica e assimétrica.
Em mais detalhes, durante o jogo, os jogadores se revezam colocando um de seus cinco tokens de agente — Henchman, Machine, Saboteur, Pilot, Number 2 — virado para baixo em um dos cinco espaços de ação. Assim que três tokens estiverem em um espaço, esses tokens são virados e ativados, primeiro a entrar, primeiro a sair, com cada agente realizando sua ação individual, além do que quer que aconteça naquele espaço. Quando um gênio maligno completa sua engenhoca ou o Serviço Secreto interrompe essa vilania, o jogo termina, e quem tiver gerado mais pontos de vitória vence.