Mexica traça o desenvolvimento da cidade de Tenochtitlan em uma ilha no Lago Texcoco. Os jogadores tentam dividi-la em distritos, colocar prédios e construir canais.
Os distritos são formados cercando completamente as áreas da ilha com água e então colocando um marcador de distrito. O jogador que funda um distrito ganha pontos imediatamente.
Canais e o Lago Texcoco funcionam como um método rápido de se mover pela cidade. Os jogadores erguem pontes e se movem de uma ponte para a outra, o que custa 1 ponto de ação, independentemente da distância. Eles também devem erguer prédios. Isso custa pontos de ação, o número exato depende do tamanho do prédio.
Nas fases de pontuação do jogo, os jogadores marcam pontos (estilo El Grande) com base em seu domínio em um Distrito. No jogo de 4 jogadores, os jogadores com o 1º, 2º e 3º maior número de edifícios marcam números decrescentes de pontos.
Somente os distritos são pontuados na primeira rodada de pontuação.
Na segunda rodada de pontuação no final do jogo, todas as áreas terrestres são pontuadas, não apenas os distritos.
O jogador com mais pontos ganha.